Receitas

Pão Nosso de Cada Dia

Sem dúvida, o alimento mais antigo e mais popular da humanidade. O pão é nosso companheiro em várias refeições. Seja no café da manhã, no almoço acompanhando uma massa, no lanche ou no jantar com uma sopinha. Hummmmmm. Eu amo pão de todo jeito.

Pão conforme receita original.

301032_d081a1d39c4747ac934538469646774b.jpg

Descobri esses dias que a origem da palavra COMPANHEIRO que vem do latin “cum panis”; significa aquele com quem dividimos o pão. Aquele que confiamos o suficiente para senta-lo em nossa mesa e dividir nossas ideias, vitórias, derrotas ou um simples pedaço de pão.

Sem dúvida fazer pão é uma terapia e um ato de amor para com quem vai comer. Claro que, nessa vida corrida que vivemos tudo se torna mais complicado.

Para facilitar minha vida, e não deixar de fazer deliciosos pães para mim e minha família. Eu tenho minha grande “Companheira”, minha panificadora. E é nela que invento minhas deliciosas receitas de pão. Já ouvi gente dizendo que comprou e não usou, que deu porque não prestava. Sinceramente eu não consigo entender.

301032_066dbd73c4f44d81a82f3f5a931ccf88.jpg

Prefiro fazer pães nutritivos, então opto por farinhas integrais e sementes, para completar minhas receitas. Mas também faço uma deliciosa rosca doce, com frutas cristalizadas, leite condensado e coco. Uma tentação.

Aqui em casa faço metade com coco e a outra sem, porque meu marido não come coco.

301032_39a8f0f13d3b492f8b24d5b27725af32.jpg

Esse tipo de panificadora é completa, ela bate, cresce o pão e também assa. Mas eu prefiro assar no forno, acho que tem mais gosto de pão caseiro.

Você pode estar pensando que é trabalhoso assar no forno, mas não é não. Só tiro da máquina e faço as bolinhas e coloco na assadeira. Ahhhh detalhe, já forro a assadeira com papel alumínio, isso evita de ter que untar e o melhor de tudo não suja a assadeira!

Bem, vamos deixar de conversa e vamos a receita que é o que mais me pediram.  Mas fiquem tranquilos que as panificadoras já vem com livrinhos de receita, e não demora muito para você já está criando o seu pão.

Pão 

1 1/2 copo de leite
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
1 ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 copos de farinha de trigo especial (para ir acertando o ponto depois, vai quase mais 1 copo)
2 colheres de chá de fermento biológico seco (se for o sachê, uso ele inteiro)

Obs: Nessa mesma receita substituo a farinha branca por farinha integral, um ou dois copos no máximo se quiser um pão fofo. Também pode acrescentar aveia (1 copo de aveia equivale mais ou menos meio copo de farinha de trigo).  Para um pão mais nutritivo, acrescento sementes gergelim, quinoa, semente de girassol descascada e minha preferidinha, a linhaça.

Escolha o ciclo amassar, quando o ciclo terminar mantenha a massa na Panificadora até dobrar de tamanho, neste momento, retire a massa da forma e faça formato de bolinhas e coloque na assadeira. Cubra com um pano de prato e espere crescer novamente, por cerca de 40 minutos. Depois coloque no forno em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourado.

Obs: Essa receita rende uns 14 pães individuais grandes.

Rosca Fofinha

1 copo de leite
3 ovos
½ copo de lata de leite condensado
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de chá de sal
4 copos de farinha de trigo (para ir acertando o ponto depois, vai quase mais 1 copo)
3 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo (se for o sachê, uso ele inteiro)
1 gema para pincelar
Frutas cristalizadas à gosto

Escolha o ciclo amassar, quando o ciclo terminar mantenha a massa na Panificadora até dobrar de tamanho, neste momento, retire a massa da forma e faça formato de bolas, tranças ou flor e coloque na assadeira. Cubra com um pano de prato e espere crescer novamente, por cerca de 40 minutos. Depois pincele com uma gema de ovo e um pinguinho de óleo, com cuidado. Depois coloque no forno em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até ficar dourada.

Ao retirar do forno, despeje o restante do leite condensado. É importante que ela esteja quente. Depois cubra com coco.

Obs: Essa receita rende duas roscas médias.

O ponto que falo é não está grudando na máquina ou na mão, mas também não deixe ficar duro demais. Essas são as receitas que mais uso. Faço recheados, ou recheio depois em forma de sanduíche.  As crianças amam e é uma ótima opção de lanche.

Se você ainda não tem a panificadora, pode bater na batedeira ou até amassar na mão mesmo. Mas lembre-se que dias frios demora mais a crescer.

Para ter um pão fofinho para o outro dia, assim que esfriar coloque em um recipiente fechado ou conserve em saquinhos plásticos, também fechados.

(Pão tipo rocambole, feito com a massa da Rosca fofinha. Recheado com frango, azeitonas e muçarela.)

301032_fa9b3f13fae4424b969f5bebc4cde5e8.jpg

Delicie com esses pães e quem fizer me envie fotos, vou amar!

Beijinhos,

Tati

FacebookInstagramTwitter – Snapchat: frescurasdatati

Anúncios

2 comentários em “Pão Nosso de Cada Dia

  1. Pingback: Pão de aveia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s