Decoração · Plantinhas

Cultivando Orquídeas sem Complicação!

Para comemorar a estação mais bela do ano. Nada melhor que falar delas, minhas preferidinhas, as Orquídeas.

1

Você também gosta? O que você faz quando ela morre? Já pensou em cultivá-las em casa? Hoje você vai aprender a cultivá-las sem complicações!

2

Quem vai nos ensinar é minha “Best Friend”, a psicóloga Edna Simon, que é uma apaixonada por orquídeas.

3

Edna, como começou a sua paixão pelas orquídeas?

Acho que sempre gostei. Só não era tão acessível como é hoje. Mas para te dar um marco inicial para minha paixão ou melhor para meu “vício”. Meu super marido sempre me dava buquês de rosas e olhando pra elas após 3 dias já não tinham mais a mesma beleza. Um dia comentei com ele de forma delicada, é claro, sobre a possibilidade de fazer uma troca, ao invés de rosas (que também amo) orquídeas. E adivinha? A partir de então, descobri a que  a durabilidade delas que ao invés de uma semana, ficavam floridas por 3 a 4 meses. Só que deixei de ganhar flores toda semana, mesmo porque “viraria uma floricultura” como disse seu marido. kkkkk

Já chegou a ter quantos vasos de orquídeas em casa?

Hoje estou com 20 vasos e com cinco floridas. Falei que sou viciada! rs Quatro desses floridos, deram flores aqui mesmo, sob menus cuidados.

4

Quanto tempo demora entre uma florada e outra?

Em média 5 meses.

As flores duram em média quanto tempo?

Como já disse, de 3 a 4 meses. Já observei que as brancas são as que têm maior durabilidade e dá uma charme todo especial ao ambiente.

5

Cuidados

Bem, não sou nem uma expert no assunto. O que vou relatar aqui descobri por curiosidade e porque tinha dó de descartá-las quando secava a florada.

Como regar

Com esse tempo seco e quente rego uma vez por semana, na parte da manhã, da seguinte maneira: Mergulho o vaso num recipiente com água por uns 10 minutos e retiro.

O que fazer quando as flores murcham

Quando as flores murcham eu corto a haste na altura de um palmo mais ou menos (sempre procuro o nó e corto depois dele, pois a possibilidade de nascer outra é quase 100%). Ahh…essa dica foi um rapaz que vende flores na feira que me deu!!!

Iluminação ideal

E quanto a iluminação; as minha ficam num canto da varanda que não pegam sol direto o tempo todo mas um pouco acabam pegando… Deixo elas florirem lá fora antes de trazer pra sala e notei que as coloridas parecem que ficam com uma cor mais viva. E dentro de casa às roxas desbotam.

Adubação

Uso adubo para florada, borrifo nas folhas a cada 15 dias após ter regado.

6.jpg

Eu também sigo essas dicas e cuido das minhas orquídeas sem complicações. Ahhh e já estão  brotando! 🙂 Se você tem orquídeas em casa ou tem uma dica especial para nos dá. Deixe seu comentário e também me envie suas fotos, vou amar!

Beijinhos,

Tati

2 comentários em “Cultivando Orquídeas sem Complicação!

  1. Olá, ganhei do maridao uma amarelinha, amei e só mesmo tempo veio aquela dúvida :como cuidar? coloquei na varanda e replantio naquele vasos de xaxim será que está certo? toma Sol pleno de manha, se puder me ajudar agradeço!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Solange! Eu a conheço como Pingo de Ouro, mas descobri que o certo é Chuva de ouro. rs Sua pergunta me fez pesquisar, tenho uma dessa, mas ainda não floresceu aqui em casa. Descobri que ela gosta de umidade (deve ser regada todos os dias) e de meia sombra, se ela só pega sol pela manhã, não vejo problema. Não entendi que xaxim seria esse. De qualquer maneira é importante usar adubo para florada como recomenda o post. Bjs, e obrigada por visitar meu blog. Qualquer dúvida pode perguntar.

      Curtir

Deixe um comentário