Casa · Organização · Organização da Casa

Organizando a Papelada – Natal dos Trinques

Se tem uma coisa que todo mundo faz (ou deveria fazer) é no começo do ano ou no fim, é Organizar a papelada. Se dá trabalho? Claro que dá!

Se você tiver sempre com a papelada pela casa em qualquer lugar irá te dar muito mais trabalho. Sempre quando precisar de um documento nunca saberá onde está, muito menos onde está aquela conta que foi paga e o pior vem no dia de fazer o imposto de renda! Xiiiiii, que confusão!

Essa é mais uma das nossas etapas para chegar o Natal nos Trinques. É também deixar a papelada nos trinques.

Comece decidindo onde vai armazenar tudo. Separe por tipo, jogue o que não serve mais no lixo. Lembre-se de rasgar folhas que levam seus dados pessoais ou informações importantes.

Etiquete tudo, assim saberá guardar no lugar que reservou para cada assunto.

E para não acumular tenha uma caixa de entrada e saída de papéis, assim ficará mais fácil chegar no fim do ano com tudo mais organizado.

Eu já organizei em pasta sanfonada para mim não deu muito certo. Assim foi a melhor forma que achei.

1

Dentro das pastar organizo por ano.

2

Nem sempre temos tempo de arquivar no lugar certo as contas na hora que são pagas. Então, para evitar bagunça criei essa pasta e na hora que eu tiver um tempo coloco tudo no lugar.

3.jpg

Para a papelada médica (solicitação de exames, últimos exames e últimas receitas). Organizei uma pasta para cada um. Até o Faro ganhou pasta!

4.jpg

A gente sempre tem dúvidas com relação ao tempo que precisam guardar cada documento. O ideal é conversar com o seu contador (caso tenha um) e discutir as necessidades individuais, que podem variar bastante, dependendo do que você tem. Em geral os prazos sãos esses:

DOCUMENTOS MÉDICOS
Guardar permanentemente. Poderá ser solicitado a qualquer momento pelo médico.
O prazo é de 20 anos para exigir na Justiça a devolução de eventuais pagamentos indevidos, como os originados de aumentos abusivos de Planos de Saúde, por exemplo.

DOCUMENTAÇÃO BANCÁRIA
Guardar temporariamente (por um período de 5 anos) – tempo exigido pela Receita Federal, para esclarecer dúvidas em Declaração de Imposto de Renda.
Ex. Extrato bancário, comprovante de investimento.

CONDOMÍNIO
Guardar temporariamente (por um período de 5 anos) os recibos de pagamento, juntamente com os recibos de pagamento de aluguel.

MENSALIDADE ESCOLAR 
Guardar temporariamente (por um período de 5 anos) todos os recibos de pagamento, para comprovar dedução do imposto de renda.

NOTA FISCAL
Guardar temporariamente durante a vida útil do produto ou enquanto o serviço for prestado, a nota serve para reclamar na empresa fornecedora do produto/serviço juntamente com o Certificado de Garantia.

PRESTAÇÃO DE IMÓVEIS
Guardar até o final do contrato, eliminar depois que estiver com a posse da escritura definitiva do imóvel.

ESCRITURA DE IMÓVEL
Guardar por todo o período em que houver posse do bem.

CONTAS – ÁGUA, LUZ, GÁS E TELEFONE
Guardar temporariamente (pelo período de 1 ano). As concessionárias, em atendimento a legislação federal vigente, deverão encaminhar no início de cada ano, uma fatura com o resumo  de todas aquelas quitadas no ano anterior. Em caso de eventual queixa contra a empresa prestadora de serviços, o consumidor deverá apresentar as últimas 3 contas.

CARTÃO DE CRÉDITO 
Guardar o comprovante de compra somente até a chegada da fatura mensal com o devido lançamento da compra.

CONSÓRCIO
Guardar temporariamente (por um período de 6 anos), após o ano do pagamento da última cota e liberação da alienação fiduciária sobre o veículo.

EMPREGADOS
Guardar toda a documentação de empregados domésticos e caseiros para evitar problema com ação trabalhista no futuro.

IPTU
Guardar temporariamente enquanto houver posse do imóvel juntamente com a escritura.

IPVA
Guardar temporariamente juntamente com o Certificado de Propriedade do Veículo. Esta documentação poderá ser requisitada por ocasião de novo licenciamento.

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
Guardar temporariamente (pelo período de 5 anos), juntamente com todos os documentos apresentados para dedução do Imposto de Renda.

Beijinhos,

Tati

FacebookInstagramTwitter – Snapchat: frescurasdatati

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s