Escola Cristã de Férias - Vida Selvagem · Igreja · Ministério da Criança

Escola Cristã de Férias – Trabalho voluntário

Uauuuu o ano está acabando e já é hora de se preparar para a ECF. Para vocês entenderem melhor, a ECF (Escola Cristã de Férias) acontece em todo o mundo na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Mas sei também que existem várias denominações que também trabalham com as crianças durante o período de férias.

1.jpg

Na igreja adventista a  ECF é feita em Janeiro ou em Julho. Eu e minha equipe (IASD Campo de Fora) optamos por fazer nas férias de Julho, para ser mais exata sempre fazemos no final do mês, período que as crianças já estão descansadas e cheias de energia.

O maior objetivo da ECF é atender a comunidade em nossa volta. Por isso a nossa ECF é preparada com todo carinho para crianças adventistas e não adventistas.

O tema desse ano foi Vida Selvagem, vivemos uma incrível aventura na África. Aqui postarei tudo que fizemos para que inspire você a fazer na usa igreja, escola ou até mesmo no seu condomínio.

2.jpg

Então venha comigo!!!! Aqui um resumo do que será estudado.

3

4.jpg

Para um bom programa a primeira coisa que vai precisar é uma boa equipe. Não se prenda ao seu ministério, acredite tem muita gente na igreja disposta a ajudar, pode acreditar e pedir a Deus para lhe mostrar. Para uniformizarmos as professoras, todas usaram preto e esse lenço que confeccionamos com um pedaço de tecido de onça.

Divulgação

Para fazer a divulgação, usamos cartazes, o boletim da igreja e anúncios lá na frente. Também recorremos a escola da igreja para que fosse enviado e-mail para todos os alunos. Uma forma bem eficiente, e que também e que a gente usa, são as redes sociais. (Temos os arquivos de fichas e cartazes é só nos solicitar)

Planejamento

No livretos tem todas as dicas para um bom planejamento, mas não se assuste. Lá é pedido que seja feito com 3 meses de antecedência, é o ideal, mas dá certo em menos tempo. Só é preciso ter foco e que as funções sejam delegadas. (Os livretos podem ser adquiridos na Associação Adventista mais perto de você)

5

Decoração

Na hora de decorar, use e abuse da criatividade. Não se impressione se não tem dinheiro para isso. Parta para a ideia de materiais baratos, só invista se for possível no que irá poder reutilizar.

Usamos muitos tecidos, que pegamos emprestado na escola, e bastante TNT que é bem barato. O papel craft também é barato e dá uma cara legal de savana. As montanhas fizemos com rolo de tecido que pegamos numa loja. Já as pelúcias tínhamos algumas, mas a grande maioria foram as próprias crianças que trouxeram. E elas ficaram tão felizes de ver seus bichinhos ali.

6

7

8

9

10

11

Divisão das equipes

Como não temos coletes, a forma mais barata para dividir as equipes foi usar lenços de TNT amarrados no pescoço. Assim cada equipe era de uma cor. O ideal é montar 5 equipes ou seja a mesma quantidade de centros. Caso tenha poucas crianças poderá fazer um centro de cada vez e pronto.

12

Para a troca de centros, use um apito, corneta ou algo parecido que faça bastante barulho para que todos ouçam que chegou a hora de trocar de atividade.

Artesanato

Zebra

Confeccionamos uma bolsinha de TNT, para que a criança carregassem todos os dias seu artesanatos e outros pertences. As bolsinhas foram confeccionada por uma amiga voluntária. As crianças montaram a carinha de Zebra em EVA, que estavam previamente recortadas, e colaram na bolsinha.

13

14

Leão

No dia do Leão compramos uma caderneta de oração. A ideia é que ali as crianças anotassem seus pedidos e agradecimentos. A carinha do Leão também estava previamente recortada e as crianças montaram.

1.jpg

2

Avestruz

Para lembrar do curioso Avestruz, as crianças confeccionaram uma linda peteca de EVA.  Já deixamos as pré recortadas e as tirinhas foram recortadas pelas crianças.

3

Elefante

4

E que tal esse porta treco de elefante? Confeccionado com garrafa pet, eva e olhinhos moveis ficou um charme!

Girafa

5.jpg

Para a Girafa confeccionamos uma moldura que lembrasse a girafa e imprimimos em papel comum mesmo,  uma foto da criança no cenário da ECF.

6

Culinária

Nessa ECF não tinha o Centro Culinário dessa vez, mas como já havíamos feito na ECF anterior não quisemos deixar de fora.

Zebra

A Zebra foi recortada de pão e as listras foram azeitonas pretas. Nas patinhas gergelim preto.

1

Leão

2

Sanduíche de pão, cenoura e azeitona. Entregamos assim e eles montaram.

Avestruz 

3

Nossa avestruz foi toda recortada em pão. As crianças montaram passarem requeijão e fizeram olhinhos e nariz de uva passas.

Girafa

4.jpg

E que fofa ficou a girafa feita de pão de forma maionese e uvas passas.

Elefante

5.jpg

Contamos com a colaboração da Estela Festa e Decor que nos doou as tampas dos bolinhos. Os bolinhos da Bauducco também foi doação. Todas as peças eram de pasta americana e as crianças montaram em cima do bolinho, foi uma verdadeira festa.

Além dessas gostosuras, todos os dias foram servidos sucos e sanduíches.

6

Histórias Bíblicas

Um pouco da decoração. Era trocada diariamente conforme a História.

Encerramento

No final do encerramento, apresentamos tudo o que foi aprendido e as crianças cantaram as músicas temas num grande coro.

301032_4dcaebd90d014ec1bdb9706bdd817652

Músicas Tema

Nessa aventura eu vou (não achei o vídeo oficial)

O Rei da floresta

Folhas (Smilinguido)

Para maiores informações  e para ver mais fotos, podem também acessar a página Ministério da Criança – Jd. Campo de Fora. E aqui também, no Blog, terei o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas.

Beijinhos e bom trabalho!

Tati

FacebookInstagramTwitter – Snapchat: frescurasdatati

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s