Casa · Organização · Organização da Casa

Contagem regressiva para a Organização

Chega de desculpas, sua bagunça estão com os dias contatos. Vai começar agora a contagem regressiva para a ORGANIZAÇÃO!

10 – Você precisa querer

Para se organizar, não basta a mãe querer, o pai, o marido, a esposa, enfim. Essa vontade tem que partir de você. E não pense que para se organizar você vai precisar encher sua casa ou seu quarto (se esse é seu ambiente de desordem) de frescuras. E nem que vai passar agora o resto da vida organizando e organizando. Organizar é deixar a vida mais prática para realizar outras coisas. Então comece pensando o tempo que perde por ser desorganizado.

301032_93c5af2267274fa29ea8f7f91d3ec58d

9 – Desapegue

Seja por qual cômodo for começar você precisa se livrar do que não usa. Isso é regra! Se uma coisa não tem lugar é porque outra menos importante está tomando o lugar dela. Então, desapegue, doe, venda, jogue fora, faça como quiser. Mas se livre o que do que não usa mais, seja o que for.

8 – Procure soluções

Ao começar se organizar, tente pensar o que torna aquele cômodo bagunçado. As vezes a solução é bem simples. Se no banheiro são as maquiagens, potinhos ou caixas para acomoda-las pode ser a solução. Se na sala são as coisas que você traz da rua, já deixe uma caixa reservada para isso. Se na cozinha são as embalagens vazias por todo lado, coloque o lixo mais acessível para não ter preguiça de jogar fora e por aí vai.

301032_1e73571e7c4d4744aa12263232ec3883

7 – Cada coisa no seu lugar

Cada coisa precisa ter o seu lugar. E esse lugar precisa ser fácil acesso. Quando você tem que tirar várias coisas da frente para pegar outra, termina virando bagunça. Porque claro que se é difícil para pegar, imagina na correria do dia a dia, voltar tudo para o lugar. Então, facilite!

 6 – Setorize

Além de cada coisa ter o seu lugar, esse lugar tem que ser setorizado. Isso facilitará e muito na hora de encontrar as coisas e ficará bem mais “bonito”. Sem contar que tem coisa que não dá para misturar.  Tenha um lugar para os sapatos, tenha um lugar para os produtos de limpeza, para as toalhas de cozinha, para os itens de café da manhã e assim vai.

 5 – Caixas Organizadoras

Tenha caixas organizadoras, sejam elas de que tipo for. Hoje no mercado existe de todos os tipos e preços também. Mas se não pode ou não quer investir nisso, caixas simples encapadas cumprem o mesmo papel. Só que como não são transparentes, será necessário etiquetar tudo.

 301032_de4f515093b248d8910a957069a38fc3

4 – Entrada e Saída de papel

A melhor forma de conter a bagunça da papelada é evitar que ela entre na sua casa.  Agora se entrar, que tenha destino certo e o tempo de vida o mais curto possível. Tenha uma caixa de entrada e saída de papel. Que pode ser dividida assim: O que precisa resolver/ O que está aguardando resposta/ Arquivar. Tenha o compromisso de parar ao menos uns 5 minutinhos do seu dia para despachar as coisas ali. Não deixe acumular!

Veja como organizo a papelada.

 301032_1c30628726264e2f8d8f51eee89608a9

3 – Chaves de casa e do carro

O que mais gera atraso na hora de sair para um compromisso com certeza é não saber onde foram parar as chaves. Então tenha perto da porta de entrada um gancho para que todos da família cheguem e já coloque as chaves ali. Não terá problemas na hora de sair.

301032_ed172a50cedd4435b86a3a942a5634d2

2 – Anote tudo

Para que ficar ocupando a cabeça com o que pode ser anotado? Com a tecnologia de hoje existem vários aplicativos que podem te ajudar na organização de tarefas, sejam em casa ou no trabalho. Se preferir tenha um bom e velho caderno para anotar ideias e planejamento e uma agenda para os compromissos com data e hora. E faça listas quando sair para comprar alguma coisa.

301032_57e6de4b3b2c40d38277d9c5b844717c

1 – Rotina

O difícil da organização, não é se organizar e sim se manter organizado. Não se desespere, aos poucos isso vai virar uma rotina na sua vida. No começo será preciso se policiar. Sujou, limpe. Pegou, guarde. Quebrou, conserte.

Lembre-se: não deixe o que precisa ser feito para amanhã, por que o amanhã pode te reservar coisas bem mais interessantes para fazer!

Beijinhos,

E boa organização!

Tati

Anúncios

2 comentários em “Contagem regressiva para a Organização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s