Não é novidade para quem me acompanha que ando apaixonada por essas fofuras. Tenho várias aqui em casa, e claro que, pretendo ter muito mais! rs
Fácil de cuidar e sem ocupar muito espaço, são excelente para quem mora em apartamento. Mas também pode ser cultivadas diretamente no solo e deixar o jardim de qualquer casa ainda mais charmoso.
Não sou especialista no assunto, o que vou ensinar aqui é como cuido das minhas em casa. E tem dado super certo!
As regras são simples:
1 – Iluminação
Da mesma família dos cactos são originárias de clima árido, quase seco. Então, gostam de luz. Em média, 4 horas por dia de sol. Mas o sol em excesso não é saudável. Algumas espécies gostam mais da luz indireta. Então, pesquise para oferecer a melhor localização possível.
Essas suculentas e cactos ficam ao lado da janela da lavanderia num suporte para produtos de limpeza! (Quem gosta de planta sempre dá um jeito!) Elas pegam bastante luz e agora no inverno o sol da tarde., já no verão o sol da manhã.
2 – Como regar
No verão uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Molhe apenas o solo, as folhas não devem ser molhadas.
3 – Quanto regar
Se tiver como a água escoar pode molhar bem, se não uma colher de sopa é suficiente (para vaso mini)
Essa é bem mini, comprei na feirinha do Embu das artes, é o meu xodó.
4- Em que vaso colocar
É comum comprá-las em vaso de plástico e pode sim continuar neles. No entanto, os de barro, cerâmica e fibras de coco são os melhores, já que conservam a umidade delas.
5 – Mudas
Eu já tinha lido a respeito, mas não levei tão a sério até vê os bebês brotando, assim sem muito cuidado. Como elas ficaram no mesmo recipiente que as “mães”, a terra continuava sendo regada e isso é essencial, mas sem molhar as folhas.
6 – Replantio (fonte Madame Criativa)
Forre o fundo do vaso com cacos de telha para fazer o dreno
Encha o vaso com terra.
Coloque a mudinha sobre a terra com delicadeza e polvilhe terra seca sobre as raízes de modo que a terra caia suavemente.
Pressione levemente a terra ao redor da mudinha.
Dica: Nunca pressione a terra que está sobre a raiz. Se depois de um tempo a terra ceder e as raízes ficarem expostas, polvilhe mais terra.
Coloque pedrinhas sobre a terra para ajudar a conservar a umidade da rega.
Em minha pesquisa, gostei muito das dicas do blog Madame Criativa, deixarei os links aqui para vocês.
Como replantar mudas de suculentas
Espero ter ajudado!
Beijinhos,
Tati
Eu aprecio demais as suculentas e fico encantada com as variedades. Mas, realmente, quem cuida delas é o meu esposo, fazendo a manutenção do terrário constantemente. Quem incentivou o gosto pelo cultivo foi meu filho. Ele também gosta muito, tem várias espécies na casa dele e foi quem nos deu o terrário.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah deve ser lindo! Estou doida por um terrário. Será meu próximo passo! Bjs
CurtirCurtir