escola cristã de férias castelos e coroas · Igreja · Ministério da Criança

Escola Cristã de Férias (Castelos e Coroas)

As férias estão a caminho, e para quem trabalha no Ministério da Criança como eu, isso é sinônimo que a Escola Cristã de Férias também.

P1210011

Esse ano o tema da nossa ECF é Castelos e Coroas. As crianças viveram uma aventura real e aprenderam sobre reis e rainhas da bíblia. O rei Joás, a rainha de Sabá e o rei Salomão, o rei Davi, a rainha Ester e claro o rei Jesus.

Todo o material para a realização da ECF deve ser adquirido na associação que sua igreja pertence, se você não pertencer a nenhuma igreja adventista e mesmo assim queira usar esse material. Deixe seu comentário que tentarei te ajudar.

Para montar uma ECF de sucesso é preciso planejamento, mas sem ficar presa a muito “mimi”. Seja prática e direta no que pretende fazer.

Cabe a diretora da ECF orientar e comandar toda a equipe. Mas isso não significa que cada participante não possa dar ideias, sugestões, soluções e principalmente  que cada um tenha suas responsabilidades.

P1210010.JPG

Claro que, quando a gente pega um material como esse, que nos dá ideias encantadoras, a nossa cabeça viaja. Só que nem sempre a nossa realidade condiz com nossos sonhos. Mas os sonhos de Deus para nós é bem maior do que a gente pode sonhar. Então, não desanime.

A primeira coisa a fazer (depois de orar muito, claro) é montar uma esquipe. Essa equipe não precisa ser a mesma do Ministério da Criança, abra para toda a igreja. Você vai vê que tem muito mais gente querendo ajudar do que você possa imaginar.

Convide os adolescentes, eles são fundamentais para que a ECF seja um sucesso. Na minha igreja, por exemplo, sem eles eu não imagino como a gente daria conta de fazer.

Dessa equipe, escolha uma coordenadora para cada centro e permita que ela monte sua própria equipe. Pessoas que se identificam trabalharam melhor e bem mais animada.

Entregue o material específico de cada centro para as coordenadoras assim elas poderão ler e trazer ideias, só depois faça uma reunião será muito mais produtivo.

Enquanto isso você diretor ou diretora terá bastante o que providenciar, nesse post vamos começar com as músicas “tema” e algumas ideias de decoração, conforme eu for fechando com a minha equipe vou dividindo com vocês.

Música Tema

Além das músicas tradicionais da ECF é preciso escolher um hino tema, que será cantado todos os dias pelas crianças. Esse ano escolhemos a música “Pois Zé”, da Tia Cecéu. Acho que a letra é perfeita para o tema.

 

Também cantaremos o Hino Rei dos reis, as crianças precisam ter contato com as músicas do nosso Hinário desde cedo.

 

Decoração

Esse tema faz a gente faz a gente sonhar. Vamos a algumas ideias, claro que adaptáveis para a realidade de cada um.

Esse tipo de bandeira pode enfeitar a entrada e ou corredores. Pode ser feita em tecido, tnt ou até mesmo em papel.

 

Ideia de entrada feita de isopor. (Ideia Trimestral)

P1190143

Nessa elegante festa temos mais uma ideia de bandeira, só que aqui está na mesa e uma linda parede adesivada com papel tipo pedra. Observe também o capacete de cavaleiro.

01

Gostei muito da ideia desse colete para dividir as equipes (usando uma cor para cada equipe). Também pode ser feito de TNT.

lembrancinha-rei-artur

 

Aqui uma ideia simples de como uma cadeira de plástico pode virar um lindo trono. (Ideia da APS)

 

P1190142

Algumas ideias para a culinária

 

Mesa montada com pratos e copos descartáveis imitando prataria. (Ideia Trimestral) Essa mesa é para ficar montada como decoração. As crianças serão servida em outra mesa, mas também tendo forma de banquete.

P1190140

Aqui taças descartáveis decorados com pedrinhas adesivas.

32

33

Essa ideia é uma fofura só.

4543481_480x300

 

Por hoje é só, volto em breve com mais ideias para a ECF!

 

Beijinhos,

Tati

22 comentários em “Escola Cristã de Férias (Castelos e Coroas)

  1. TATI DO CÉU MINHA QUERIDA QUE COISA MAIS ENCANTADORA É ESSA .FIQUEI LOUCA QUERO FAZER .NAO VOU PARAR DE PENSAR NISSO AGORA.SÃO 3E 36 DA MADRUGADA E PERDI O SONO. AMIGA EU AMEI ISSO PARABÉNS VAI FACILITA R NOSSA VIDA TENDO ESSAS INFORMAÇOES CIM ANTECEDÊNCIA. BJOKAS MARCIA.

    Curtido por 1 pessoa

  2. É verdade Márcia, esse projeto deixa a gente assim, cheias de ideias e vontade de trabalhar. Se você foi tocada, não recuse o chamado. Com certeza Deus tem grandes planos para você! Se tiver dúvidas estarei aqui. Bjs

    Curtir

  3. Ola , gostaria de conhecer o material, pois apesar de ter acabado de cogitar o projeto sinto que preciso permitir ser usada pelo ES para aplicá-lo na minha comunidade. Entretanto não sei por onde começar, até pq não vi os materiais e não encontrei nada para ler sobre o mesmo. Se puder ajudar será de enorme valia. Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  4. Descobrir seu site agora e gostei muito. Estava atras de ideias para ECDF e achei aqui. Queria saber se você tem as apostilas em formato de documento pra mim enviar. Pq a nossa trimestral esta programada pra ser dia 26 desse mês (só nesse dia vão entregar os materiais) e ta muito em cima pra deixar programar só depois da trimestral. (Queremos fazer nossa escola dia 11 a 16 de julho) . Então queríamos começar a fazer as coisas agora e nos preparar com antecedência, já que falta menos de um mês.

    Curtido por 1 pessoa

  5. descobri seu blog so a semana passada. vamos utilizar a musica da tia ceceu. obrigada pela dica.
    se quiser ver nossas fotos pode ver no facebook – buffet july festas.
    parabéns pelo post.
    Vou disponibilizar todo o material para empréstimo, principalmente para as igrejas que não tem condição de fazer a ECF durante a semana. Caso alguem precise, pode me contatar.
    Min. Infantil – Igreja do Bela Vista – Osasco

    Curtido por 1 pessoa

  6. Nossa adorei. Minha filha completa aninho mês que vem e já comecei a pesquisar. Ví o tema princesa e amei. Principes e princesas.
    Queria fazer uma coroua e um cedro pra ela.
    Que tal postar um passo a passo da coroua e do cedro que utilizaram????
    Se puder me avisa que volto pra conferir.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário