Lá em casa

Lá em casa –  By Priscila Sabóia

É uma honra terminar o ano com chave de ouro. Estamos recebendo hoje no “Lá em Casa”, a personal organizer Priscila Sabóia, sim é aquela do “É de Casa – da Globo”.

Carioca, Blogueira, empreendedora, transforma vidas com sua empresa Reorganize –  Eu mesma sou doida para fazer um curso com ela.  Ela organiza não só a casa, mas também a alma e mente de quem vive nela.

Hoje vamos invadir um pouquinho da intimidade da Priscila e saber como ela é “lá na casa dela”.

Vem comigo!

15750280_1492681120749748_531114093_n

 

Você já nasceu organizada?

Eu sou organizada desde pequenininha. Aprendi muita coisa com meu pai, que é super organizado na parte das finanças e tal. Eu era uma criança que jogava tudo no chão pra brincar, mas depois botava tudo dentro do saco de novo.

Você tem alguma mania de bagunça?

Tenho! Rsrs Quando pago as contas eu não arquivo imediatamente. Eu coloco tudo numa “central”(uma caixa pra onde vão todas as coisas que devem ser arquivadas). E 1x por mês eu coloco tudo em ordem nas pastas. Não indico muito isso pros meus clientes por exemplo, mas até que funciona aqui em casa (não deixa de ser uma baguncinha)

Dá para ter casa organizada e trabalhar fora?

Com certeza! O que acontece é que você precisa estar disposta a ceder tempo da sua vida pra colocar a vida e a casa em ordem. Organizando tudo, basta manter e pra isso até mesmo 15 minutos por dia resolvem.

15724193_1492675774083616_701474268_n

Priscila trabalhando na casa de uma cliente.

 

Como consegue conciliar o trabalho e as tarefas de casa?

Hoje eu tenho uma pessoa que me ajuda com a faxina da casa, já que o ritmo de trabalho aumentou muito e eu trabalho muito de casa também (então acaba que você suja mais a casa, precisa de mais comida). Mas nem sempre foi assim, até bem pouco tempo atrás nossa comida eram congelados de uma vovozinha, a limpeza da casa era feita toda por mim (e confesso que adoro!)

Nem que eu tirasse o final de semana pra fazer isso! Eu não vejo como uma obrigação ou algo chato a fazer. Se deixar minha casa limpa e cheirosa me faz bem, então é algo gostoso de fazer. Nada melhor do que fazer uma faxina e depois tomar um belo banho.

Seu marido já era organizado? Ou você precisou ensiná-lo a se organizar?

Ele era bem desorganizado! Costumo dizer que ele é minha “monografia de faculdade”rsrs Aos poucos fui conseguindo colocar na cabeça dele que se ele fosse mais organizado na vida, seria mais produtivo, nos entenderíamos melhor. Ele gostou tanto da ideia que hoje até trabalha comigo.

 

15731652_1492679090749951_1155004428_n

 

Tem alguém que te ajuda em casa? Se sim,
como divide essas tarefas?

Hoje eu tenho uma faxineira (que também cozinha e passa roupa, pois não há tanto trabalho assim aqui em casa). Como trabalhamos em casa a maioria das vezes, ela faz comida nos dois dias que vem e um dia lava (faxina pesada) metade da casa e só limpa a outra metade, e vice-versa.

 

Na limpeza da casa, você segue algum calendário ou checklist?

Sim, utilizava uma checklist quando dava conta de tudo sozinha (que hoje mudou um pouquinho, mas continua valendo pras tarefas) que as pessoas até podem baixar em >> priscilasaboia.com.br/rotina.

Você organiza sua casa em etapas ou prefere organizá-la de só vez?

Eu organizo por etapas. Volta e meia me pego organizando um armário, daqui a pouco uma despensa, amanhã um banheiro. É difícil você ter um dia inteiro pra fazer isso (a não ser que eu contratasse uma colega de profissão! Rsrsrs).

Como se organiza para não esquecer tantos compromissos?

Eu uso um sistema de tarefas chamado Asana. Ele permite que eu compartilhe tarefas com outras pessoas. Então consigo compartilhar com meu marido, que trabalha comigo.

Tem algum momento em que a bagunça está liberada?

Sempre! A casa tem movimento! Casa foi feita pra viver e eu realmente não fico louca na festa de natal atrás do menino com o bibelô na mão. Quando você tem uma casa organizada, tudo tem o lugar certo pra ficar, logo, depois da baguncinha, em 5 minutos você dá um jeito na bagunça.

Como consegue manter as coisas organizadas?

Não dou bobeira pra bagunça. Às vezes, é claro que a gente quer ficar mais relaxada e até mesmo quer ficar o dia na cama vendo Netflix com o maridão. Mas no dia seguinte, a gente tem que estar disposta pra pegar nossa meia hora (15 minutos acumulados de ontem rsrs) e colocar ordem na casa. Outra coisa que faz parte disso: desapego. Não dê bobeira pras tralhas que a gente tem mania de guardar em casa achando que vai precisar um dia. Tenha controle sobre sua casa e não deixe que ela tenha controle sobre você.

Uma dica para quem quer começar a se organizar.

Não deixe pra amanhã, comece hoje fazendo durante 15 minutos. De verdade. A gente fica achando que só quando tiver o armário que vai poder organizar, só quando tiver os cabides, só quando estiver de férias. Você, eu e todo mundo: nós temos o mesmo tempo por dia, basta priorizar. Se você disser que vai fazer 15 minuto, vai fazer.

Deixe uma frase para quem quer se reorganizar

Pare de se dar desculpas e se dê um presente: comece a se organizar 15 minutos por dia. Você vai ver como sua vida vai mudar!

**********************************************************************

Para quem quiser saber mais sobre o trabalho da Priscila é só segui-la nas redes sociais.

@priscilasaboiaorgaanizer

Facebook: Reorganize

www.priscilasaboia.com.br

Beijinhos,

Tati

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s