Se tem uma coisa que é capaz de deixar a nossa vida toda atrapalhada é o guarda-roupa bagunçado. Tudo que a gente precisa diariamente, e a maioria das vezes com pressa, está dentro dele.
Deixa-lo organizado e prático pode ser o ponta pé inicial para uma vida mais tranquila.
Resolver isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Pode até parecer clichê, mas é tudo uma questão de hábito!
Vamos as dicas:
1 – Tenha calma
Não queira fazer tudo de uma vez, deixar o guarda-roupa ou closet bem organizado é existe um processo. Se não tem tempo, faça aos poucos, mas não fique esperando o tempo chegar até você, comece já.
2 – Escolha por onde vai começar
Escolha se vai arrumar as roupas dobradas ou penduradas, uma gaveta, gaveta de roupas íntimas e assim vai. Eu sugiro começar por onde está incomodando mais, isso vai te dar mais animo.
3 – Separe as roupas 3 tipos
Enquanto vai organizando, separe as roupas em: Roupas para consertar, Roupas para Doação e as Roupas para guardar.
Coloque as roupas para consertar e para doar em local visível e que te incomode bastante. Isso fará com que você agilize o processo.
4 – Limpe o armário
Antes de voltar com as roupas para o armário não esqueça de limpa-lo. Passe um pano levemente úmido e outro seco em seguida. Se o armário for branco, gosto de passar um pouquinho sabão de coco líquido.
5 – Organize por tipo
Separe as roupas por tipo. Vestidos, calças, camisas, camisetas …. e dentro dessa divisão, crie subdivisões, como vestidos compridos, camisas de manga curta e longa, camisetas curtas, longas e regatas, camisas polos ….
6 – Padronize os cabides
Padronizar os cabides traz conforto visual , você passa a olhar somente para as roupas e isso facilita na hora da escolha, economizando tempo.
7 – Capas protetoras
Use capas protetoras de TNT para proteger roupas delicadas e/ou poucos usadas, como trajes de festas. Esse tipo de capa permite que o tecido respire, além de ter um visor para que você identifique a peça.
8 – Padronize as dobras
Padronizar as dobras até pode parecer frescura, mas ajuda e muito não só no visual do guarda-roupa como na organização.
Tenha um gabarito (tamanho desejado para dobrar as peças) que pode ser uma revista ou até uma pasta velha. Antes de escolher o tamanho da dobra, observe o tamanho da gaveta ou prateleira.
9 – Use colmeias para roupas íntimas
Nossas queridinhas roupas íntimas merecem um lugar todo especial no nosso armário. Escolha as gavetas superiores para armazena-las. Se não tiver gaveta, use organizadores ou caixas de papelão encapadas.
As colmeias te ajudaram a deixar tudo no lugar sempre, mesmo que as roupas intimas não estejam dobradas. Se não quiser comprar prontas, você mesmo mesmo pode fazer as suas.
10 – Conserve
Não bagunce tudo para esperar um dia para arrumar, esteja sempre atento a organização do seu guarda-roupa. Aproveite o momento de guardar as roupas para dar aquele jeitinho.
Pronto, com essas dicas tudo vai ficar em ordem por aí!
Beijinhos,
Tati