Ministério da Criança

Sugestão de dinâmicas para a primeira reunião no ano com sua equipe! (Ministério da Criança)

Ano terminando e a gente já começa a pensar nos preparativos no ano que vem! Parabéns para você que pela primeira vez ou mais uma vez assumiu o compromisso de se doar a esse Ministério para levar as crianças e suas famílias para mais perto de Deus.

A responsabilidade para quem assume um cargo de diretoria é gigantesca. Pois até a escolha certa dos professores para sua equipe, é responsabilidade sua. Mas não tema, porque o mesmo Deus que te escolheu te guiará e te conduzirá.

Não esqueça, no meio da sua correria e de tantas atividades, da comunhão diária com Deus. Ore por sua equipe, por suas crianças e para que Deus te use conforme a vontade Dele.

Esteja sempre atenta as necessidades da sua equipe, seja amiga, seja prestativa, mas também seja firme quando precisar, sempre com muito amor. Lembre-se que todos estão ali voluntáriamente.

E que tal começar o ano com uma reunião bem divertida e carinhosa?

de61f10099af2790ae1e175f5a9496b8

Hoje quero dividir uma reunião que fizemos no começo desse ano e foi muito gostosa. Se chama a Reunião das Flores!

Ao chegar a reunião cada pessoa recebe em papel com o nome de uma flor. Nem todos participarão dessa primeira parte, mas não tem problema. O importante é que todos os nomes de flores que estará no texto seja entregue.

Para começar de forma bem descontraída e calorosa, a equipe não sabe, mas são elas que farão a abertura. É muito divertido!

Quem tiver dirigindo a reunião lê o texto até a flor ser citada. A pessoa que flor citada levanta faz a sua participação e quem tiver dirigindo volta a ler.  Vamos lá!

*********************************************************************************

REUNIÃO DAS FLORES

Em um lugar muito distante havia um lindo jardim que na primavera recebia muitos visitantes atraídos pela beleza de suas flores.

O jardineiro cultivava com muito amor todas as flores e conversava carinhosamente com todas elas. Certo dia ele resolveu fazer uma reunião na tentativa de compreender o comportamento de cada uma e teve uma agradável surpresa.

A primeira a se apresentar foi a MARGARIDA que levantou e saudou as colegas dizendo:

– Estou feliz por estar com todos vocês!

O encontro prometia ser bastante caloroso e animado. Um dos participantes já havia demonstrado interesse por uma certa flor, era o CRAVO que ao ser solicitado, sem pestanejar, sai rodopiando e cantarolando;

– “Quão bom e quão maravilhoso é que os irmão vivam em união. Quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união”.

ROSA ao ouvir a declaração de amor do cravo ficou mais vermelha ainda e muito emocionada respondeu:

– “Aperte a mão do seu irmão e de um sorriso para ele. Aperte a mão do seu irmão e cante essa canção”.

A reunião continuava com todos querendo se apresentar da melhor maneira possível. Chegou à vez da ORQUIDEA que também quis manifestar sua satisfação em participar da reunião e cantou:

– “Eu sou feliz porque Jesus é muito bom comigo
Eu sou feliz porque Ele é meu amigo
Quero ficar tranquilo se tudo aqui tremer
Não vou me preocupar se o vento balançar
Jesus é meu amigo e me da proteção
Por isso sou feliz e canto essa canção

Lá lá lá lá lá lá lá lá lá
Lá lá lá lá lá hey”

Todo mundo queria expressar de alguma forma a alegria do encontro, foi quando a VIOLETA manifestou o seguinte versículo:

– “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17”.

HORTÊNCIA também quis mostrar seu talento artístico cantando, mas só sabia dizer:

“É bom, é muito bom

É muito bom ter Jesus no coração

Andar com Ele, juntinho d’Ele

É muito bom ter Jesus no coração.”

Olhando ao redor viu-se de longe, altaneira, o lindo GIRASSOL que acompanhava as apresentações, observando e pensando como poderia manifestar-se para os colegas. Decidiu então dizer a seguinte frase:

– “Sempre que nos reunimos nossa amizade se fortalece e o néctar que produzimos dá melhor qualidade ao mel”.

JASMIM já estava inquieto. Queria cantar mas não sabia. Então feito moleque sapeca convidou a todos para cantarem bem alto:

Por dentro , por fora no alto , no baixo sempre sou feliz

Por dentro , por fora no alto , no baixo sempre sou feliz

Aqui JESUS entrou

Meu coração limpou

Por dentro , por fora no alto , no baixo sempre sou feliz

O jardineiro daquele dia em diante passou a reunir-se com mais freqüência e deleitar-se com a beleza de todas as flores, a cada encontro.

************************************************************************************

Converse com a equipe sobre o planejamento anual, seus sonhos e desejos e também sobre coisas que precisam ser mudadas.

 

E encerre a reunião com a dinâmica das Rosas

Para realizar esta dinâmica  é necessário ter flores de cinco cores diferentes. Estas podem ser feitas de papel colorido, e.v.a, tecido e etc  nas cores: azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, que representam as ações que serão estimuladas durante esse momento.

A aplicação da dinâmica das flores deve seguir o roteiro da história (As Flores do Jardim Encantado), e  deve ser contada ao som de músicas calmas e relaxantes. Cada vez que uma cor de flor for mencionada a ação deve ser executada.

************************************************************************************

Dinâmica das Flores na Prática

“Era uma vez um jardim encantado. Neste jardim havia muitos canteiros. Em cada um deles, flores de todos os tipos, tamanhos, cores e com variados e deliciosos perfumes. Neste jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por não chover no jardim encantado, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformarem em jardineiras.

Assim, elas sobreviviam, regando umas as outras, e com gotas de água de diferentes tipos. Havia no jardim encantado uma gota de água que se chamavam Olhar Carinhoso, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores Azuis. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores Azuis se transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com as gotas de Olhar Carinhoso para viver aquele dia.

Outra espécie de água chamava-se Palavra de Ânimo, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores Verdes, da mesma forma como a anterior, estas espalhavam entre as companheiras Palavra de Ânimo, que eram sussurradas no ouvido de cada flor do jardim.

Diariamente todas as flores precisavam de gotas de água chamadas Um Aperto de Mão, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores Laranja. A cada altura do dia elas se transformavam em jardineiras e espalhavam Apertos de Mão carinhosos para cada uma das flores.

As flores do jardim encantado eram regadas com gotas conhecidas por Carinho no Rosto, quem as produzia e distribuía eram as flores Amarelas. Havia ainda gotas muito especiais que as flores jardineiras precisavam muito, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores Vermelhas. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores Vermelhas. As gotas que elas distribuíam chamavam-se: Abraço Cheio de Amor

E assim, as flores do jardim encantado viviam muito felizes. Todas davam e recebiam as gotas necessárias para viver uma troca ilimitada. As flores do jardim viviam muitos anos, esbanjando cores e formas lindas até desaparecerem felizes para dar lugar às novas flores que nasciam diariamente. Estas flores logo davam e recebiam as gotas especiais que faziam daquele jardim um lugar Encantado.”

*****************************************************************************

Se possível encerre a reunião com um lanche bem gostoso!

Lá na minha igreja pedi para alguns membros, pais de crianças ou que apoiam o Ministério que doassem um prato. E eu fiz os cupcakes! Olhem a mesa linda que ficou!

 

16387874_1280885635313563_3244999348268273582_n

Que Deus abençoe sua vida e que você se permita ser usado ou usada !

Beijinhos,

Tati

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Sugestão de dinâmicas para a primeira reunião no ano com sua equipe! (Ministério da Criança)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s