Ministério da Criança

Checklist Dezembro 2018 – Ministério da Criança

a8725887-e76c-42b0-8ad0-ef970f643750 (2)

Então, é Natal! Chegou o último mês do ano e ele começa e acaba num piscar de olhos!

No mês passado conversamos sobre a necessidade de fazer os eventos mais importantes desse mês até ali por volta do dia 15. Pois as famílias da igreja costumam viajar depois dessa data.

  • Décimo Terceiro

Dezembro é mês de 13º. Mas também é mês da promoção de sala das crianças. Se preferir fazer tudo junto, opte por um 13º mais enxuto.  No post passado tem algumas inspirações, mas fique de olho que postarei o programa que montei para a nossa igreja.

Checklist Novembro 

  • Promoção ou Formatura

É muito importante valorizar esse momento ele é especial para as crianças. Compre uma lembrancinha para cada uma das crianças. O professor da classe atual deverá entregar a criança para o professor da próxima classe, que o receberá com carinho.

  • Confraternização com a equipe

Dezembro também é um mês de muitas confraternizações, então não deixe sua equipe sem uma. Façam na igreja ou saiam para jantar fora, de preferência só vocês em a família. É um momento de relaxamento e de aproximação.  Se possível pense num amigo secreto, nós temos feito e sempre muito divertido!

  • Férias

Não se esqueça que muitas professoras viajam nessa época. É importante que cada sala se organize para que a escola sabatina não deixe de funcionar com a mesma qualidade do restante do ano.

Nessa data muitas crianças também viajam, mas lembre-se também que é comum receber bastante visita também. Então já prepare as lembrancinhas pra não passar sufoco.

  • Escola Cristã de férias 

Se vai fazer a ECF em janeiro, já deve estar a todo vapor. Mas se não está corra para deixar tudo prontinho.  Aqui no blog você vai encontrar alguns temas com muitas dicas para facilitar a execução desse lindo projeto!

A ECF é um projeto missionário que tem feito a diferença tanto na vida das crianças como na vida de quem o faz! Então não deixe de realiza-lo, mesmo que parece difícil!

Escola Cristã de Férias  – Aventuras na Terra Santa

Escola Cristã de Férias –  Vida Selvagem

Escola Cristã de Férias –  O mundo dos Insetos 

Escola Cristã de Férias – Crianças na Cozinha com Jesus

Escola Cristã de Férias –  Castelos e Coroas

Lembrando sempre que:

  • Conferir todo o material (manual/carta)

Auxiliares, carta do rol, mapas e figuras, sempre voltam a serem usados. Então guarde!  Sendo assim pode aproveitar esse dinheiro para investir em outra coisa para as salas. 

  • Certifique-se com sua equipe quem vai ficar responsável por cada coisa (Abertura/ Carta Missionária/ Lição)

Essa é uma tarefa para os diretores de sala. O diretor de cada sala, ajuda e muito a Coordenadora do Departamento a cuidar de todos esses detalhes.

  • Prepare todo material que irá precisar nesse mês e o cenário também

Vou continuar deixando o  link do grupo  Trimestral IASD, no facebook. Lá tem muitas ideias. E também a página da Claudia Cadette – KDT Artes, que faz um trabalho incrível.

(Claudia já esteve aqui no Blog, no “Lá em casa”. Para conhecer mais sobre ela Clique aqui.)

  • Prepare as músicas do mês

Gravar as músicas que vão ser usadas na ordem que vão ser usadas, ajuda demais na hora da dinâmica da sala. Grave e faça uma lista da sequência das músicas todos os meses.

  • Cheque os aniversariantes do mês

Prepare um presentinho para todos, sempre tenha uns ou dois presentes a mais, caso apareça visitas fazendo aniversário. Lembre-se esse presente deve ser melhor do que a “Lembrancinha de visita”. (Evite os doces em geral) 

Comemore na semana seguinte. Eu particularmente não gosto da comemoração por  mês, trimestre ou no fim do ano. Porque afinal já passou, o gostoso é o mais perto possível.

  • Cheque as lembrancinhas para as visitas

Sempre faça uma calorosa recepção para as visitas da sua classe, é muito bom se sentir querido ainda mais num lugar novo. (Evite os doces em geral)

  • Trabalhe junto com direção da Escola Sabatina dos adultos, só terá benefícios com isso.
  • Mantenha o cadastro das crianças atualizados

Sabendo o número certo de crianças e quem são elas, será mais fácil comprar as lembrancinhas e preparar os eventos.

  • Entre em contato com aqueles que não andam vindo

Você mostrará para a criança e para a família como são importantes e de como estão fazendo falta. Ou quem sabe poderá ajudar caso não esteja acontecendo algum problema.

  • Se possível crie um grupo de WhtasApp

Um para os professores e outro para os pais das crianças, será a melhor forma de mantê-los atualizados de tudo que está acontecendo.

Um ótimo mês para vocês!

Beijinhos,

Tati

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s