Como Organizar Melhor o Seu Tempo

 

P1280988.jpg

Planeje seu dia

Se você acha que parar para se planejar – na noite anterior ou logo pela manhã – é perder tempo. Você está muito enganado. O hábito de se planejar traz segurança e controle para o seu dia, mesmo que aconteçam imprevistos. Se possível planeje sua semana ou quem sabe até o seu mês. Não se esqueça de sempre priorizar o que é urgente.

Que tal pensar assim: “Que vitórias quero para o dia de hoje”. E se conseguir, vai terminar o dia bem mais feliz.

Agrupe tarefas similares

Pode não parecer mais agrupar tarefas similares nos faz ganhar muito tempo. Lave a louça ou organize alguma coisa na cozinha enquanto prepara a comida, responda uma vez só todos os e-mails, enquanto lava a louça assista um vídeo interessante e por aí vai.

Identifique o que atrapalha a sua produtividade

Ahhh tenho certeza que 99% de quem está lendo pensou no celular. Sim, com certeza ele é o mal dos nossos tempos, mas não é o único.

Se ele é o seu problema (como também é o meu) crie horários para dar uma olhada nas redes sociais ou até mesmo no whtasapp. Se é o horário que executa alguma tarefa (por ter muita gente por perto, por exemplo) mude o horário dela.

Saiba quanto tempo gasta em cada tarefa

Você sabe quanto tempo você gasta para executar suas tarefas corriqueiras? Quando eu parei para cronometrar minhas tarefas e saber realmente quanto tempo eu levo para fazer cada coisa eu me surpreendi e comecei olhar aquela tarefa – mesmo as chatas – com outro olhar.

Sabe aquela que você olha e dá muita preguiça de fazer, mas e se você soubesse que ela só leva 5 minutos, isso não iria te animar?  Ou ao contrário, vai perceber que o que quer fazer naquele momento não vai dar tempo.

Tenha foco

Seja qual for a tarefa que estiver executando – em casa ou no trabalho – tenha foco. Se possível determine horários. Comigo funciona muito bem cronometrar quando o dia está muito cheio.

Faça listas

Se você pensou aí exatamente como eu pensava: “Pra que lista, tenho tudo na minha cabeça?”. Saiba que as listas vão te ajudar e muito a não perder tempo e a não esquecer as coisas e tem que refazer. Voltar ao supermercado porque esqueceu a principal coisa que foi comprar, é um ótimo exemplo disso.

Tenha sempre um carta na manga para os momentos de espera

Eu acho que ninguém gosta de esperar, mas isso já foi uma coisa que me incomodou., hoje não mais. Tenho sempre um livro, um caderno ou até mesmo o celular, para que tempo de espera se torne prazeroso e produtivo.

Tenha lugar certo para cada coisa

A maioria das pessoas perdem tempo procurando coisas. Sejam roupas, objetos e as vezes até alimentos perdidos na despensa. Acredite, você ganhará muito mais tempo em gastar 2 a 3 minutos para guardar, seja o que for, no lugar certo.

Elimine as tarefas inúteis

Sabe aquelas coisas que você faz todos os dias e que não te levam a nada. Como por exemplo parar para olhar o celular constantemente e ficar rolando a tela sem nem saber o que está procurando – quem nunca?

Se observe, se possível passe uma semana anotando tudo o que faz e o tempo que gasta. Vai descobrir com certeza, que você tem grande responsabilidade por não ter tempo.

Tenha alimentos prontos

Claro que uma comidinha fresca é bem melhor, mas faça alguns alimentos a mais para que possa congelar e poder usa-los na hora do aperto.

Um exemplo, se vai cozinhar um peito de frango, já cozinhe 2, é o mesmo trabalho e na hora que for fazer uma torta, panqueca, lasanha e etc já tem o recheio pronto.

Importante

Nós sabemos que ninguém joga o seu tempo fora em sã consciência. A maioria das vezes que erramos estamos tentando acertar. O que precisamos é estarmos sempre atentos as nossas necessidades, pois elas mudam. E que bom que elas mudam!

Se você já segue essas dicas, ótimo! Compartilhe com alguém que acha que precise. Tem mais alguma dica para acrescentar? Deixe nos comentários. Agora se precisa mexer na sua rotina, não deixe para amanhã. Hoje mesmo coloque ao menos um desses itens em prática.

 

Beijinhos,

Tati

 

 

 

 

Anúncios